Domingo, 7 de Outubro de 2007
A Fronteira entre a Amizade e o Amor...

Após a leitura atenta da reflexão que se segue, não pude deixar de a colocar aqui. Não poderia estar mais de acordo com o autor...

"Há na pura amizade um prazer a que não podem atingir os que nasceram medíocres. A amizade pode subsistir entre pessoas do mesmo sexo a diferentes, isenta mesmo de toda a materialidade. Uma mulher, entretanto, olha sempre um homem como um homem; e reciprocamente, um homem olha uma mulher como uma mulher; essa ligação não é paixão nem pura amizade: constitui uma classe aparte.
O amor nasce bruscamente, sem outra reflexão, por temperamento, ou por fraqueza: um detalhe de beleza nos fixa, nos determina. A amizade, pelo contrário, forma-se pouco a pouco, com o tempo, pela prática, por um longo convívio. Quanta inteligência, bondade, dedicação, serviços e obséquios, nos amigos, para fazer, em anos, muito menos do que faz, às vezes, num minuto, um rosto bonito e uma bela mão!
O tempo, que fortalece as amizades, enfraquece o amor. Enquanto o amor dura, subsiste por si, e às vezes pelo que parece dever extingui-lo: caprichos, rigores, ausência, ciúme; a amizade, pelo contrário, precisa de alento: morre por falta de cuidados, de confiança, de atenção. É mais comum ver um amor extremo que uma amizade perfeita.
O amor e a amizade excluem-se um ao outro. Aquele que teve a experiência de um grande amor descuida a amizade; e quem se esgotou na amizade ainda não fez nada para o amor.
O amor começa pelo amor, e só se passaria da mais forte amizade para um amor fraco. Nada se parece mais com uma viva amizade do que essas ligações que o interesse do nosso amor nos faz cultivar."


Jean de La Bruyére, in "Os Caracteres"


publicado por euporvezes às 15:49
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Anónimo a 13 de Outubro de 2007 às 03:49
Friendship is love...without its wings...


Comentar post

mais sobre mim
badge
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


posts recentes

As minhas desculpas since...

O tamanho das pessoas

Blind Zero - Tree

Entregar-me ao imprevisiv...

Vou mudar de vida...

Eu assumo...

Será que estou apaixonado...

Será que estou apaixonado...

Um olhar de Mulher

Are You Gonna Wait Foreve...

arquivos

Fevereiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

logo da campanha Por Darfur
badge
badge
blogs SAPO
RSS